Narrativa visual (Desenho/Imagem)

 

Sabemos que o uso de imagens para contar histórias é muito antigo, isto pode ser comprovado com a as informações que temos sobre a antiguidade, lá nas origens da antiguidade eram feitas figuras de animais nas paredes como uma forma de linguagem. Então como percebemos não é uma técnica nova, mas ainda é fundamental até hoje.

Diferente de uma história contada entre amigos, ou mesmo aquelas velhas narrativas orais contadas pelos mais velhos - que tem a fala como recurso fundamental - as histórias em quadrinhos se caracterizam por usar outro recurso indispensável, a narrativa visual desenhada (desenhos/imagens). Em algumas histórias deste tipo, o desenho é mais importante que o texto escrito, visto que em alguns não se tem o texto escrito, tem-se apenas as imagens, e mesmo assim é possível entender a história, isso é possível porque a imagem também é um texto, não como os outros que costumamos ler usando as letras, mas lendo a imagem.

Desta maneira, percebemos que o desenho é uma das marcas mais importantes das histórias em quadrinhos. Logo, deve haver harmonia entre desenho e escrita, para que a situação se torne aceitável para o leitor. Ou seja, não teremos um quadrinho interessante, por exemplo, se a personagem estiver vivendo um momento feliz, se dizendo alegre no balão e no desenho estiver com uma expressão de tristeza, tédio, raiva...

Outra questão, importante sobre a narrativa visual, é a posição nos quadrinhos. No caso, por exemplo, haver dois personagens tendo um diálogo, geralmente, quem fala primeiro deve ficar mais a esquerda, e seu balão também. Se duas pessoas estão conversando, o ideal é posicioná-las como aconteceria na vida real, em um teatro, no cinema...  Para que tudo pareça bastante real ao olhos do leitor.

Exemplos:

(Nesse quadrinho, podemos notar  posição das personagens, e a expressão dos personagens. Note que Bento diz que está cansado e sua expressão comprova isto, o que torna a situação bem "real" ao leitor)